Marinha resgata tripulantes de Canoa Havaiana no litoral de Macaé

Leia Mais

Marinha resgata tripulantes de Canoa Havaiana no litoral de Macaé

Embarcação corria risco de naufrágio quando socorro foi acionado
29/10/2023
Agência Marinha de Notícias
Rio de Janeiro, RJ
Militares da Marinha do Brasil (MB), lotados na Capitania dos Portos de Macaé (CPM), resgataram seis canoístas, na manhã deste domingo (29), depois que a canoa havaiana em que se encontravam começou a afundar, nas proximidades da praia Campista, em Macaé (RJ).
 
A situação dos tripulantes, quando houve a solicitação de socorro, apresentava risco, uma vez que o mar estava agitado e a água se acumulava no interior da canoa.
 
Assim que tomaram conhecimento da emergência, os militares da Marinha se deslocaram até o local informado, a bordo da lancha SAR (Search and Rescue / Busca e Salvamento) da CPM, onde efetuaram o resgate dos seis canoístas, todos em bom estado de saúde.
 
Serviço de Busca e Salvamento Marítimo
A Marinha do Brasil (MB) opera, 24 horas por dia e sete dias por semana, um Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR), destinado a socorrer pessoas em perigo no mar e em águas interiores. Em situações de perigo, o SALVAMAR pode ser acionado por meio do Sistema Marítimo Global de Socorro e Segurança (GMDSS), por rádio VHF no canal 16, ou pelo telefone para emergências marítimas 185.
 
Em setembro, a MB lançou o aplicativo NAVSEG, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo. A ferramenta, que está disponível, gratuitamente, para as plataformas Android e IOS, permite que o navegador informe à Marinha, diretamente de um aparelho smartphone, o seu plano de viagem, que passa a ser monitorado em tempo real pela Autoridade Marítima durante todo o percurso. Além da praticidade, a tecnologia aumenta as chances de resgate em um caso de emergência, pois o SALVAMAR terá a posição atualizada da embarcação em perigo, tornando o trabalho de busca muito mais rápido e eficiente.
 
Assista ao vídeo: 
Agência Marinha de Notícias