Marinha resgata sete canoístas na Baía de Todos-os-Santos
Leia Mais
Marinha resgata sete canoístas na Baía de Todos-os-Santos
Eram pouco mais de 6h da manhã chuvosa desta terça-feira (9) em Salvador, quando militares da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que realizavam ação de Inspeção Naval na Baía de Todos-os-Santos, avistaram pessoas à deriva nas proximidades da Gamboa. Imediatamente, foi iniciada uma operação de salvamento de um grupo de sete canoístas, que praticavam remo a bordo de uma canoa havaiana tipo OC6. Eles contaram que a embarcação ficou parcialmente alagada após ser atingida por uma onda.
O resgate foi acompanhado por Rickison Freitas, instrutor de remo, que também estava no local e somou esforços na ação. Todos os ocupantes da canoa foram resgatados em boas condições de saúde e não houve feridos. A embarcação, por sua vez, foi rebocada até a Praia da Preguiça, onde fica localizado o clube de remo.
Para Vagner Bastos, um dos canoístas resgatados, a pronta atuação da Capitania dos Portos da Bahia foi fundamental para o sucesso do resgate: “fomos surpreendidos por uma mudança de vento, que fez com que algumas ondas quebrassem dentro da canoa e perdemos a navegabilidade. Em menos de dez minutos, apareceu a Capitania, nos ofereceu ajuda e conseguiu nos resgatar com tranquilidade. É uma equipe experiente, todo mundo calmo, e nos rebocaram em segurança até a Praia da Preguiça”, contou.
Atenção redobrada
Desde o início do mês de abril, Salvador vem sendo atingida por fortes chuvas, que têm causado muitos alagamentos e deslizamentos de terra. A bandeira de navegação foi alterada para amarela, indicando a necessidade de redobrar a atenção durante a navegação. Na tarde do último sábado (6), nas proximidades da Praia do Porto da Barra, militares da CPBA, em atividade de Inspeção Naval resgataram duas pessoas avistadas sobre um tapete flutuante, que derivava rapidamente, após ter se desprendido de uma lancha. Após serem resgatadas em boas condições de saúde, elas foram levadas de volta à embarcação que estava fundeada nas imediações.
A atuação da CPBA para o cumprimento de sua missão de promover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana é empreendida, permanentemente, ao longo de todo o ano, desde a intensificação das ações de Inspeção Naval nas Operações Verão e Carnaval, até ações educativas, como a Campanha Legal no Mar, junto a segmentos ligados às atividades náuticas, de pesca, mergulho e recreação.
Aposta na conscientização
No dia 5 de abril, a CPBA reuniu, em sua sede, representantes de entidades de mergulho autônomo, de pesca submarina em apneia, canoas havaianas e pescadores artesanais, com o objetivo de debater questões como a criação de campanhas educativas, legislação e normas aplicáveis à atividade de mergulho autônomo, ações conjuntas para implantação de áreas seletivas de navegação próximo às praias, visando garantir a segurança de banhistas e mergulhadores, nas diversas modalidades, dentre outros.
De acordo com o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, a colaboração dos passageiros é fundamental para a segurança da navegação. “Nós da Capitania fazemos um trabalho diário e incansável de fiscalização do tráfego aquaviário e de segurança da navegação, mas é importante a participação de todos nesse processo: a Marinha, a comunidade náutica e os passageiros”.
A Capitania dos Portos da Bahia recomenda atenção e destaca a necessidade de verificar as condições de navegabilidade antes de se fazer ao mar, por meio da consulta ao Aviso aos Navegantes e à bandeira de sinalização, além de seguir as recomendações de segurança da autoridade marítima.
Assista ao vídeo e veja imagens do resgate: