Marinha resgata motonauta na Baía de Todos-os-Santos

Leia Mais

Marinha resgata motonauta na Baía de Todos-os-Santos

Em 2023, esta é a 29ª ocorrência de Busca e Salvamento na área do 2º Distrito Naval, que engloba os estados da Bahia e Sergipe
27/10/2023
Capitão de Corveta (T) Fernando Araújo
Brasília, DF
Equipes do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Leste, operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador (BA), resgataram, na tarde desta sexta-feira (27), um motonauta que havia caído no mar, nas proximidades da Ilha dos Frades na Baía de Todos-os-Santos.
 
Por volta das 16h30 de hoje, uma mulher, que estava a bordo de uma moto aquática e que também caiu no mar, teria conseguido voltar à embarcação e ligar para a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), informando que condutor teria sido levado pelas correntes marítimas do local.
 
Imediatamente, o SALVAMAR Leste enviou, à localidade informada, uma equipe de Busca e Salvamento e o Aviso de Patrulha “Dourado”, navio da Marinha que se encontrava em operação nas proximidades da área, e que conseguiu localizar e salvar o condutor da moto aquática, Rafael Moura, de 40 anos, em boas condições de saúde. A passageira que acionou a CPBA foi resgatada por uma embarcação civil.
 
Aviso de Patrulha “Dourado”, navio da Marinha que efetuou o resgate
 
“Eu queria agradecer à Marinha do Brasil pelo apoio que me deu no acidente ocorrido hoje na Baía de Todos-os-Santos. Sem dúvida, se não fosse o resgate da Marinha eu não sei o que poderia ocorrer. Quero agradecer de coração por essa missão de resgate”, declarou o motonauta socorrido.
 
Esta é a 29ª ocorrência de Busca e Salvamento realizada, somente neste ano, pelo SALVAMAR Leste, que é responsável pelos estados da Bahia e de Sergipe. "É muito importante que os navegantes conheçam as regras de navegação e, também, os contatos da Capitania dos Portos e a existência do número 185, para que possamos saber do ocorrido o mais rapidamente possível, o que nos possibilitará acionar nosso Serviço de Busca e Salvamento e salvar vidas, como ocorreu neste caso," destaca o Chefe de Operações do Comando do 2⁰ Distrito Naval, Capitão de Fragata Dhartha Dantas.
 
Assista ao vídeo e veja imagens do resgate:
 
Agência Marinha de Notícias