Marinha resgata homem ferido em navio de bandeira francesa

Leia Mais

Marinha resgata homem ferido em navio de bandeira francesa

Tripulante filipino foi transportado por lancha da Capitania dos Portos de São Paulo
01/04/2024
Agência Marinha de Notícias
Santos, SP

Militares da Marinha do Brasil (MB) resgataram, no último sábado (30), um tripulante filipino de 35 anos, que deslocou o ombro após uma queda a bordo do Navio Petroleiro “Eagle Valence”. O Centro de Coordenação de Salvamento da região — SALVAMAR Sul Sueste — acionou a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), tão logo recebeu o pedido de socorro e, imediatamente, enviou a Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha “Meaípe” ao local.

O navio, de bandeira francesa, encontrava-se próximo à Ilha Comprida (SP), quando solicitou a evacuação médica. O paciente foi levado até a sede da Capitania, onde uma ambulância de atendimento móvel de urgência o aguardava para transportá-lo ao Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos. Desde janeiro deste ano, o SALVAMAR Sul Sueste já atendeu 11 incidentes de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue).

Tripulante filipino chegando à sede da Capitania dos Portos de São Paulo – Imagem: Marinha do Brasil

O Serviço de Busca e Salvamento da MB

A MB opera o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Brasil, conhecido como SALVAMAR-Brasil, em área de responsabilidade de aproximadamente 14,5 milhões de km², abrangendo toda a costa brasileira, a “Amazônia Azul”, além das águas interiores. Tendo em vista as dimensões da Região de Busca e Salvamento, a Marinha dividiu as áreas de cobertura em nove sub-regiões, sob responsabilidade dos respectivos Centros de Coordenação regionais.

Além disso, mantém navios e aeronaves de pronto emprego, militares treinados para as situações de resgate e uma complexa estrutura de coleta e compartilhamento de informações, possibilitando a localização das vítimas e das embarcações mais próximas em condições de prestar apoio.

A própria embarcação ou qualquer pessoa que tenha testemunhado um incidente em potencial pode entrar em contato com a Marinha, através do telefone 185, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e abrange todo o território nacional. Além do telefone, o contato pode ser estabelecido por meio de fax, e-mail ou utilizando os sistemas presentes nas embarcações, conhecidos como Sistema Global de Socorro e Segurança Marítimo (GMDSS).

Agência Marinha de Notícias