Marinha resgata embarcação à deriva durante a travessia Belém x Ilha do Combu (PA)

Leia Mais

Marinha resgata embarcação à deriva durante a travessia Belém x Ilha do Combu (PA)

Lancha conduzia oito passageiros e dois tripulantes
14/09/2023
Agência Marinha de Notícias
Belém, PA

A Marinha do Brasil (MB) resgatou uma lancha que ficou à deriva no rio Guamá, nesta quarta-feira (13), em decorrência de uma pane no motor, enquanto realizava a travessia de passageiros no percurso Belém x Ilha do Combu, no estado do Pará. A embarcação foi encontrada por uma equipe de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), durante uma fiscalização do tráfego aquaviário na região, que possui intenso fluxo de barcos de pequeno porte.

Conduzindo oito passageiros e dois tripulantes, a lancha foi rebocada por uma embarcação da Capitania até um ponto seguro na Ilha do Combu. Foi constatado pelos inspetores que os passageiros não utilizavam coletes salva-vidas, mesmo em situação de risco. Os militares orientaram as pessoas a utilizar o equipamento para reforçar a segurança.

Após garantir a salvaguarda das pessoas embarcadas, a equipe realizou uma inspeção naval no barco, sendo constatado que o mesmo não possuía equipamento de comunicação disponível. Por sua vez, os tripulantes, mesmo possuindo a habilitação profissional, não estavam com as suas Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), documento de porte obrigatório para quem trabalha como aquaviário. O condutor foi notificado por descumprir o Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, comprometendo a salvaguarda da vida humana e a segurança da navegação.

O Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra Ewerton Calfa, destacou a intensificação das fiscalizações na área de jurisdição da CPAOR: “A Marinha do Brasil vem ampliando sua fiscalização nos rios da Amazônia, visando reduzir o número de acidentes da navegação, disseminando a mentalidade de segurança ao navegar e orientando os navegantes quanto às Normas da Autoridade Marítima.”

A MB incentiva a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que afete a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao ambiente marítimo ou fluvial, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185; e pelos contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagem instantânea).


Embarcação foi abordada pela equipe de Inspeção Naval e rebocada em segurança – Imagem: 1T (RM2-T) Rodrigo

Agência Marinha de Notícias