Marinha realiza exercício de Defesa Naval de Porto em São Francisco do Sul (SC)
Leia Mais

Marinha realiza exercício de Defesa Naval de Porto em São Francisco do Sul (SC)
No período de 11 a 14 de setembro, a Marinha do Brasil (MB) realizou um exercício de Defesa Naval de Porto, em São Francisco do Sul (SC), com a participação de 288 militares. O objetivo do “DEPORTEX 2023” é manter a qualificação de militares para a defesa de bens públicos e pessoais, combatendo possíveis agentes perturbadores da ordem na região dos portos nacionais e eventuais áreas de interesse da MB.
Como Força de Proteção, foram empregados, na área marítima, o Navio-Patrulha “Babitonga”, o Navio de Apoio Oceânico “Mearim” e embarcações da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul. Em terra, foram utilizadas tropas e viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, em coordenação com agentes da Guarda e Autoridade Portuárias. Militares do Comando Naval de Operações Especiais, do Grupamento de Mergulhadores de Combate e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro atuaram simulando forças inimigas, com a atribuição de testar as capacidades de defesa. Já os Navios-Patrulha “Benevente” e “Maracanã” conduziram Ações de Ataque de Superfície contra os navios que efetuavam o Controle de Área Marítima da baía da Babitonga.
O Porto de São Francisco do Sul foi escolhido como cenário devido à relevância geográfica e comercial da região, em franca expansão e inserida em um polo que representa o 1° lugar no PIB da região Sul do Brasil. Também são relevantes os recordes históricos de movimentação de cargas à granel, como soja, milho, fertilizantes e insumos associados, que têm sido superados anualmente pelo Porto, com a estimativa de que poderá ter permitido, ao término do ano, o comércio de 15 milhões de toneladas, acarretando o melhor desempenho entre os 35 portos públicos do País.
Ao longo dos últimos 11 meses, a Marinha, por intermédio do Comando do 5° Distrito Naval, conduziu outros três exercícios desse tipo na região Sul. O primeiro foi um “INTERPORTEX”, em outubro de 2022, em Tramandaí (RS), região estratégica por conter duas monoboias de recebimento de óleo bruto da Transpetro. Em seguida, ocorreu um “DEPORTEX”, em dezembro de 2022, em Imbituba (SC). Por último, foi realizado um “INTERPORTEX”, em maio de 2023, em Itapoá (SC), porto privado de movimentação de contêineres, que também vêm se destacando pelos vultosos investimentos em sua expansão geográfica, operacional e tecnológica, conduzindo-o à 3ª posição no País no comércio de cargas desse tipo.
Assista ao vídeo: