Marinha realiza 2.305 atendimentos à população em Fernando de Noronha

Leia Mais

Marinha realiza 2.305 atendimentos à população em Fernando de Noronha

As atividades ocorreram em parceria com o Governo de Pernambuco e a Administração local
29/05/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Maria Clara Medeiros do Nascimento
Arquipélago de Fernando de Noronha - PE

A Marinha do Brasil (MB) encerrou, nesse último sábado (27), a Ação Cívico-Social (ACiSo) promovida no Arquipélago de Fernando de Noronha, que ocorreu de 25 a 27 de maio e viabilizou a realização de 2.305 atendimentos diversos para a população local. As atividades aconteceram em parceria com o Governo de Pernambuco e com a Administração de Fernando de Noronha, e contou com a participação de mais de 60 militares, sendo 32 deles oriundos dos Hospitais Navais de Recife e de Natal.

“É uma honra e um privilégio estarmos aqui oferecendo essa prestação de serviços em saúde à população de Noronha. Agradecemos muito a maneira como fomos recebidos e tratados por todos. Foram três dias intensos de atividades na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos e no Hospital São Lucas, que resultaram em 2.075 atendimentos de saúde prestados à comunidade”, avaliou o Diretor do Hospital Naval de Recife, o Capitão de Mar e Guerra, Médico, José Roberto Gomes Corrêa Macedo.


Exames complementares, como ultrassonografias obstétricas morfológicas, foram disponibilizados para as habitantes da ilha
 

Ao todo, foram distribuídos mais de 1.200 medicamentos, entre comprimidos, pomadas e soluções orais; coletados 123 testes rápidos para HIV, Hepatite B, Hepatite C, Sífilis, Dengue e gravidez; realizados 183 procedimentos/exames complementares e 30 pequenas cirurgias, como retirada de lesões de pele. No total, foram prestados 43 atendimentos odontológicos e 491 atendimentos médicos, nas áreas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, cirurgia geral, ortopedia e otorrinolaringologia.


No âmbito dos atendimentos de atenção farmacêutica, mais de 1.200 medicamentos foram distribuídos durante a Ação
 

Na sexta-feira (26), foi realizado, ainda, na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM AFN), um Cerimonial à Bandeira, demonstração narrada da tradição que a MB mantém em todas as suas Organizações Militares, que tem o objetivo de inspirar o espírito cívico nas crianças e adolescentes, além de reforçar o orgulho e o compromisso em defesa dos ideais do povo brasileiro, comuns aos homens e mulheres do mar.


A demonstração narrada do Cerimonial à Bandeira contou com a presença dos alunos da EREM AFN
 

Adicionalmente, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de palestras de divulgação sobre as formas de ingresso na Marinha e palestras com foco em orientações em higiene bucal, com distribuição de kits de escovação, sendo estas últimas realizadas, também, no Centro Integral de Educação Infantil Bem-Me-Quer. Dessa forma, mais de 200 alunos estiveram presentes nas atividades voltadas para as instituições de ensino do Arquipélago.


Durante as palestras de orientação em higiene bucal, as crianças puderam aprender e exercitar as formas corretas de escovação
 

“Só temos a agradecer à Marinha do Brasil por trazer essa equipe diversificada, apta a oferecer serviços de saúde que não costumam estar disponíveis aqui na ilha. Tem sido muito útil para nós. Eu aproveitei do primeiro ao último dia e estou saindo muito satisfeita com os atendimentos. Os exames disponibilizados possibilitaram descobertas de diagnósticos em estágios iniciais e, a partir de agora, vou poder buscar o tratamento adequado no continente”, afirmou Adriana Santos Reis, moradora da ilha.


Kéfera (2 anos) acompanhou a mãe, Adriana Santos Reis, durante os atendimentos e se divertiu com a equipe de saúde
 

O esforço logístico para realizar a ACiSo envolveu o emprego do Navio-Patrulha Oceânico "Araguari", que transportou material e pessoal para a ilha, entre outras organizações militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval, que tem sob sua jurisdição os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.


Navio-Patrulha Oceânico "Araguari" fundeado nas proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha
 

“Ações Cívico-Sociais como esta reafirmam o compromisso da Marinha do Brasil em cooperar com o desenvolvimento da sociedade, de forma complementar à sua missão constitucional, auxiliando a comunidade com a oferta de serviços de saúde, atividades educacionais e cívicas, de maneira a reforçar o conceito de mentalidade marítima”, reiterou o Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite.

Com o propósito de ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) à comunidade marítima, na Casa da Marinha, foram realizados, ainda, 30 atendimentos, no âmbito do Programa Capitania Itinerante, possibilitando a renovação de documentações, ascensão de categorias e emissão de Carteiras de Habilitação do Amador. Em proveito do Programa, a CPPE reforçou a presença na região, por meio de equipes de inspeção naval, que fizeram um trabalho de orientação e conscientização das tripulações das embarcações, com relação à salvaguarda da vida humana no mar, à segurança da navegação e à prevenção da poluição hídrica.


Com as ações do Programa Capitania Itinerante, a comunidade marítima local aproveitou para atualizar a documentação de embarcações e tripulantes
 

ACiSo 2022
As Ações Cívico-Sociais (ACiSo) representam um conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no País ou no exterior, desenvolvidas pelas organizações militares. Dentre as ACiSo realizadas na jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval, destaca-se a ocorrida no ano de 2022, no Arquipélago de Fernando de Noronha, que contou com a disponibilização de procedimentos odontológicos e médicos em onze especialidades, além de testes e exames complementares, totalizando 2.150 atendimentos, em quatro dias.

 

Agência Marinha de Notícias