Marinha promove Cerimônia de Substituição da Bandeira e exposição na Praça dos Três Poderes

Leia Mais

Marinha promove Cerimônia de Substituição da Bandeira e exposição na Praça dos Três Poderes

Eventos fazem parte da programação da Semana da Pátria no Distrito Federal
03/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Luciana Almeida
Brasília, DF

Marcada por grande expectativa do público presente, a Marinha do Brasil realizou, neste domingo (3), a Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Presidido pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, o evento contou com a presença de uma Guarda de Honra, um pelotão de Marinheiros e dois pelotões de Fuzileiros Navais, além da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB).


Para a dona de casa Gabriela Borges, de Rio Verde (GO), todo o evento foi novidade. “A gente está aqui em Brasília, pela primeira vez, visitando, conhecendo. Nunca vimos a troca da Bandeira. É tudo novo pra gente, não sabemos como funciona, então, estamos com bastante expectativa”, disse.

Já para o aeronauta Eduardo Carceroni, a cerimônia foi um momento de lembrar do pai que era Fuzileiro Naval da Marinha e de homenageá-lo, ensinando o civismo para seus filhos. “Foi maravilhoso! Para mim, foi extremamente nostálgico e importante, por conta do conceito de civismo. Sou filho de militar. Meu pai foi um comandante Fuzileiro Naval, serviu com muita honra à Marinha, então, sempre que possível, trago minha família para prestigiar, tentando transmitir o patriotismo para os nossos filhos”, relatou.


Aeronauta Eduardo Carceroni levou a família para ensinar patriotismo aos filhos. Imagem: 1SG-ES Menezes

Os visitantes puderam conhecer alguns carros de combate da MB e embarcações utilizadas em inspeções e patrulhas navais, que estavam em exposição na Praça dos Três Poderes.

Durante o Hasteamento da Bandeira, foi executado o Hino Nacional pela Banda de Música e, simultaneamente, foram soadas sete vivas em toques de apito marinheiro e uma salva de 21 tiros de canhão. Já o arriamento da Bandeira substituída foi acompanhado do canto do Hino à Bandeira, entoado pelos cantores líricos da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

O encerramento da cerimônia foi marcado pelo desfile da Guarda de Honra e apresentação da Banda Marcial, que realizou movimentos sincronizados de ordem unida em deslocamento, pontuando características essenciais do CFN como garbo, marcialidade, destreza e disciplina. Também apresentaram uma adaptação do tema do filme “Como treinar seu dragão”, cujo andamento permite variar a marcha e sua formação, relembrando os desafios e adaptabilidade dos militares da MB.

A Banda Marcial também formou a figura da Bandeira Nacional enquanto executava a música “Descobridor dos Sete Mares” e prestou uma homenagem a todos os brasileiros, formando a palavra “Brasil” ao som de “Aquarela do Brasil”. Os militares músicos interpretaram, ainda, a canção “Cisne Branco”, formando a figura de uma âncora, símbolo tradicional das Forças Navais.

 

Exposição da Independência
Encerra, neste domingo (3), às 17h, a “Exposição da Independência”, que acontece no estacionamento do Parque Ana Lídia, no interior do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A entrada é gratuita.

No local, é possível conhecer carros de combate, embarcações, simuladores de Passadiço (ponte de comando de um navio), de Periscópio (lente de um submarino que permite ao usuário ter a sensação de olhar o mar como se estivesse dentro do navio), e de um paraquedas (que simula o salto de uma aeronave e permite ao participante tentar pousar em uma Organização Militar da Marinha no Rio de Janeiro). Os visitantes ainda poderão assistir a uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

 

Semana da Pátria
Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros. A MB, que teve intensa participação na consolidação do processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força Naval.

Veja mais fotos da cerimônia no Flickr da Marinha do Brasil:

https://www.flickr.com/photos/mboficial/albums/72177720310903188

Confira os eventos programados:

Assista ao vídeo:

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias