Marinha participa de simpósio que é referência mundial em Defesa

Leia Mais

Marinha participa de simpósio que é referência mundial em Defesa

Evento aconteceu em Londres e apresentou panorama estratégico do setor
01/11/2023
Guarda-Marinha (RM2-T) João Stilben
Brasília, DF

No dia 25 de outubro, foi realizado, em Londres, no Reino Unido, um simpósio que discutiu as tendências estratégicas em Defesa e teve como representante brasileiro o Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante José Cláudio Oliveira Macedo. Um dos resultados desse Simpósio será o lançamento, em março de 2024, da 7ª edição da publicação Global Strategic Trends (GST), considerada referência mundial em estudos e debates na área de Defesa, destacando cenários prospectivos globais, regionais e temáticos. 

O simpósio, intitulado Findings and Insights Symposium, foi promovido pelo Centro de Desenvolvimento, Conceitos e Doutrina do Ministério da Defesa do Reino Unido (DCDC, em Inglês). O propósito é apresentar um panorama com as principais conclusões e análises produzidas para compor a GST. Essa é uma importante referência mundial para estudos e debates na área de Defesa.

"O evento mostrou-se produtivo, ao apresentar as tendências para o futuro e aspectos de Defesa relevantes a serem considerados na elaboração do Planejamento de Força. Além disso, foi oportuno para reafirmar o interesse da MB e do DCDC em ampliar a parceria já existente, que vem rendendo frutos mutuamente", destacou o Contra-Almirante José Cláudio.

Também participaram do evento, representando o Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Sergio Eduardo Fernandes Luiz, Adido de Defesa e Naval do Brasil no Reino Unido e Noruega; o Professor Vinícius Mariano de Carvalho, Vice-Decano e Professor de Ciências Sociais e Políticas Públicas do King’s College London e colaborador da Escola de Guerra Naval brasileira; e o Capitão de Fragata Juarez Cerqueira Ferreira, oficial da MB em intercâmbio no DCDC.
 

Agência Marinha de Notícias