Marinha homenageia o Dia da Independência com Desfile Naval em Brasília

Leia Mais

Marinha homenageia o Dia da Independência com Desfile Naval em Brasília

Pela primeira vez, o Lago Paranoá é palco de um desfile de embarcações da Força
07/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça
Brasília, DF

Além do tradicional desfile de 7 de Setembro, a cidade de Brasília (DF) contou com um inédito Desfile Naval, em comemoração Dia da Independência do Brasil. Brasilienses e turistas, que aproveitavam o feriado no Lago Paranoá, assistiram à passagem de dez embarcações da Marinha do Brasil, que saíram da Capitania Fluvial de Brasília, em um percurso que passou pela Ponte Juscelino Kubitschek, Clube Naval de Brasília, Pontão do Lago Sul, Ponte Honestino Guimarães e Península dos Ministros.

Participaram do desfile, três lanchas de apoio ao ensino e patrulha, uma lancha de operações ribeirinhas, duas embarcações de casco semirrígido para inspeção naval, duas motos aquáticas e duas embarcações de transporte de tropa.


Público presente no Pontão em Brasília assistindo ao Desfile Naval

O cearense Marcelo Ferreira, que estava com a família no Pontão do Lago Sul, gostou do que viu. “acho importante essa demonstração da Marinha, principalmente no dia de hoje, o 7 de setembro, mas também porque nós sabemos que a Marinha é responsável pela fiscalização das embarcações, e esse é um importante papel que a Marinha desempenha aqui no Lago Paranoá”, declarou.


Desfile Naval no Lago Paranoá

 

Comemorações pelo 7 de Setembro no Brasil

Os eventos da Semana da Pátria têm o propósito de resgatar os valores cívicos da sociedade brasileira e exaltar o sentimento de patriotismo, reforçando a identidade nacional e a construção de uma nação soberana. Também visam convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros.

Além dos eventos na capital federal, a Marinha, que teve intensa participação no processo de independência do País, preparou diversas ações culturais e cívico-militares gratuitas para a população participar e estreitar seus laços com a Força, de norte a sul do país.

A Marinha participou dos desfiles cívico-militares em 44 cidades. Ao longo da Semana da Pátria, 13 navios estão abertos à visitação pública; as bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentam em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte; e uma exposição de meios operativos e equipamentos de marinharia e salvatagem acontece no Piauí. O Porto Geral em Corumbá (MS) e a orla de Santos (SP) também são palcos de desfiles navais.

Iluminação especial nos navios e instalações de terra

Em comemoração à Semana da Pátria, até o dia 10 de setembro, navios da Marinha e organizações militares em terra estão com uma iluminação especial, em verde e amarelo, cores predominantes da Bandeira Nacional, símbolo da Pátria, que é diariamente cultuado pelos militares da Força Naval nos cerimoniais de hasteamento e arriamento realizados a bordo.


Navio-Veleiro Cisne Branco com iluminação especial em homenagem aos 201 anos da Independência


Orla de Salvador, ao fundo a Corveta Caboclo


Farol da Barra (Salvador-BA)


Sede do Comando do 2º Distrito Naval

Assista ao Vídeo:

Galeria de fotos: 
  • Desfile naval no Lago Paranoá em Brasília
  • Desfile naval no Lago Paranoá em Brasília
  • Desfile naval no Lago Paranoá em Brasília
  • Desfile naval no Lago Paranoá em Brasília
  • Desfile naval no Lago Paranoá em Brasília
  • NAsH Dr. Montenegro
  • Navio-Patrulha Fluvial Roraima
  • Corveta Caboclo
  • Navio-Patrulha Pampeiro
  • Navio-Patrulha Guanabara
  • Navio de Desembarque de Carros de Combate Mattoso Maia
Agência Marinha de Notícias