Marinha finaliza ações de assistência hospitalar em comunidades ribeirinhas dos estados do MT e MS

Leia Mais

Marinha finaliza ações de assistência hospitalar em comunidades ribeirinhas dos estados do MT e MS

Durante 45 dias, 1.200 pessoas foram atendidas
10/05/2023
Agência Marinha de Notícias
Ladário, MS

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, da Marinha do Brasil (MB), encerrou, após 45 dias, a Comissão ASSHOP Rio Cuiabá 2023. De 20 de março a 5 de maio, o navio realizou ações de assistência hospitalar e cívico-sociais em 20 comunidades ribeirinhas do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Foram navegados, ao todo, cerca de 1.600 km nos rios Paraguai e Cuiabá, entre Ladário (MS) e Santo Antônio do Leverger (MT).

No período, foram atendidas 1.200 pessoas, realizados 1.853 procedimentos médicos e 1.683 odontológicos, distribuídos mais de 14 mil medicamentos, 45 kits odontológicos, além de roupas e brinquedos arrecadados junto à família naval e oriundos da Receita Federal.

Com a presença de um cirurgião geral a bordo, o navio realizou 76 cirurgias de pequena complexidade, como retirada de cisto sebáceo, lipomas, verrugas, entre outras lesões benignas da pele. Também foram realizadas cantoplastias, curativos cirúrgicos, limpeza de ferimentos e drenagem de abcessos.


Procedimento cirúrgico a bordo do NAsH “Tenente Maximiano”
 

A moradora de Barão de Melgaço (MT), Evelyn, aproveitou a chegada do navio para levar a família às consultas médicas e odontológicas. “Moro na zona rural Buritizão, perto da Baía de Xakoré. Fica difícil todos nós irmos à cidade para atendimento médico. Primeiro eu fui na dentista, depois levei minha filha e, por último, minha mãe, que estava há muito tempo esperando para resolver alguns problemas nos dentes. O navio vindo até nós facilita nosso acesso aos serviços de saúde”, relatou. 

Como parte das ações cívico-sociais, militares do NAsH “Tenente Maximiano” visitaram escolas e creches das comunidades atendidas, para realizar palestras sobre higiene bucal e formas de ingresso na MB. Cerca de 500 adolescentes e crianças participaram das apresentações.

Além das comunidades ribeirinhas, o navio levou assistência médica e odontológica à comunidade indígena da etnia Guató do Aterradinho, situada às margens do rio Cuiabá. Na localidade, foi realizada, também, palestra sobre higiene bucal e distribuídos roupas e brinquedos. 

“Hoje estamos festejando porque o nosso coração está cheio de alegria. Eu tenho muito o que agradecer à MB, agradecer em nome de todos, da minha família e do meu povo. Agradeço pelos atendimentos, por nos trazerem conforto, brinquedo, roupa e toda atenção que os militares nos deram. Nós nos sentimos muito felizes”, disse o indígena Sandro da Silva, após ação realizada no dia 22 de abril, na Aldeia do Terradinho do Bananal.


Palestra sobre higiene bucal
 

 

Agência Marinha de Notícias