Marinha do Brasil resgata pescadores no Rio Negro (AM)
Leia Mais

Marinha do Brasil resgata pescadores no Rio Negro (AM)
Um casal de pescadores foi resgatado, na manhã de ontem (4), por militares da Marinha do Brasil (MB). Maria das Graças Mota Bernardo e José Nilson Souza Bernardo estavam desaparecidos há quase uma semana, no Rio Negro. A equipe de Busca e Salvamento da MB utilizou uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste e uma lancha da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval.
A embarcação desaparecida foi encontrada nas proximidades da comunidade do Carão, no município de Iranduba (AM). A aeronave da MB fez a abordagem por meio da técnica de helocasting, em que um militar é lançado na água e segue a nado para realizar o salvamento. A bordo da embarcação, foram prestados os primeiros socorros à Maria das Graças. Já na comunidade do Carão, ela foi helitransportada para Manaus (AM), acompanhada da filha, para atendimento médico em hospital de referência da rede pública.
Militar da MB em abordagem à embarcação por meio da técnica de helocasting
A bordo da embarcação foi constatado o óbito do segundo tripulante, que foi removido, posteriormente, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. A MB vai instaurar um inquérito para apurar as causas e circunstâncias que levaram ao incidente. Assim que concluído, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, dando vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.