Marinha do Brasil participa da Bienal do Livro no RJ

Leia Mais

Marinha do Brasil participa da Bienal do Livro no RJ

Na quinta-feira (7), Editora Letras Marítimas lança livro sobre trajetória feminina na Força
05/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira
Rio de Janeiro, RJ

A Bienal do Livro, um dos principais eventos de entretenimento e literatura do país, está de portas abertas no Rio de Janeiro. Esta 40ª edição teve início no dia 1º e vai até o dia 10 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Editora Letras Marítimas da Marinha do Brasil (MB) está presente na Bienal com um estande no pavilhão 4. A participação da Força busca promover a integração com o público, a partir da divulgação de obras históricas, técnicas e culturais com temática marítima, além de atividades interativas para todas as idades.

A expectativa dos organizadores da Bienal é receber um público estimado em 600 mil pessoas. “Estamos entusiasmados com as possibilidades que a Bienal oferece, por ser um dos eventos literários mais renomados do país. Temos a oportunidade de fortalecer o relacionamento com os nossos leitores, escritores e o público em geral”, destaca o chefe da Editora Letras Marítimas, Capitão de Mar e Guerra Jefferson Oliveira de Almeida.

Pioneirismo feminino na Marinha
Na quinta-feira (7), a MB lançará, na Bienal, o livro “Pioneiras: Militares que Marcaram a História da Mulher na Marinha do Brasil”. O público poderá participar de um bate-papo com as autoras às 16h, no Auditório dos Expositores, no pavilhão 4. Nesse dia, quem adquirir o livro receberá 4 ingressos gratuitos para visitação à histórica Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara.

 

O livro “Pioneiras: Militares que Marcaram a História da Mulher na Marinha do Brasil” aborda a jornada das mulheres na Força Naval, destacando a carreira de militares pioneiras em atividades que, até então, eram realizadas somente por homens. Oficiais-Generais, observadoras militares da Organização das Nações Unidas (ONU), Oficiais formadas pela Escola Naval, e combatentes do Corpo de Fuzileiros Navais estão entre as 20 autoras que contam detalhes de suas trajetórias marcadas por superação.

Segundo o chefe da Editora Letras Marítimas, essa obra é um compilado testemunhal. “Um livro de memórias contadas na primeira pessoa, por cada ‘pioneira’ da Marinha, com olhares e experiências singulares. A força deste livro está nelas. São 20 mulheres que dão uma alma única e pujante ao título, inspirando outras jovens a escreverem novos pioneirismos”, explica.

O Capitão de Mar e Guerra Jefferson relata, ainda, que a ideia do livro surgiu para celebrar os 40 anos do ingresso das mulheres na MB, em 2020, mas devido à pandemia, acabou sendo adiado. “Reprogramamos o lançamento para o momento em que, com a devida deferência, poderíamos unir autoras e público, exatamente o que acontecerá no próximo dia 7 de setembro, na Bienal. O que chega agora ao público leitor, em 2023, é uma obra única, que reúne risos, lágrimas, suor, aprendizados, triunfos e muitas histórias boas para contar”, detalha.

Expectativas das autoras


Capa da obra que será lançada na Bienal do Livro.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Museu Marítimo do Brasil, a historiadora, Capitão de Mar e Guerra (Quadro Técnico), Edina Laura Nogueira da Gama, responsável pela introdução e o segundo capítulo do livro, o leitor pode esperar uma ruptura de paradigmas.

“As expectativas dessa obra, pautada numa visão feminina da instituição, estão relacionadas ao ineditismo. Buscando trazer motivação e inspiração ao leitor diante das trajetórias narradas. É esperado fazer conhecer, ou mesmo lembrar, que para acontecer a rotina vivida hoje pelas mulheres militares da MB, que podem ‘sonhar grande’, houve uma origem e um caminhar contínuo e integrado à modernização da Força”, ressalta.

Para a Aluna do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Intendência para Oficiais, Primeiro-Tenente (Intendente) Naraiane Machado Feitosa, o livro também pode ser visto como um registro histórico importante. “Espero que esta obra, produzida com tanto carinho e dedicação, seja uma maneira de manter um pedaço do nosso caminho guardado na história da Marinha. E que, no futuro, outras possam continuar esse legado compartilhado, construindo mais oportunidades para as que chegam, e honrando o comprometimento das que passaram.”

Catálogo da Editora Letras Marítimas

Para ter acesso ao catálogo completo da Editora Letras Marítimas, acesse o site da Biblioteca da Marinha e da Empresa Gerencial de Projetos Navais. Os títulos em e-book podem ser encontrados nas principais plataformas, tais como Amazon, Racuten Kobo, Google e Apple.

Para mais informações sobre a Bienal do Rio:

https://www.bienaldolivro.com.br/

Agência Marinha de Notícias