Marinha do Brasil: DGDNTM reforça compromisso com CT&I em Campinas

Leia Mais

Marinha do Brasil: DGDNTM reforça compromisso com CT&I em Campinas

Foram realizados encontros com autoridades locais e visitas a importantes instituições e empresas do setor
01/11/2023
Edwaldo Costa
Campinas, SP

O Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, acompanhado do Assessor, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, e comitiva, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, visitaram a cidade de Campinas, com o objetivo de fortalecer parcerias e expandir atividades científicas, tecnológicas e de inovação, naquela região.

A comitiva da DGDNTM iniciou sua agenda com uma reunião com o prefeito Dário Jorge Giolo Saadi, em que foram discutidas possíveis colaborações e projetos conjuntos entre a Marinha e a administração municipal. Aproveitando a ocasião, o Almirante Petronio expressou seu interesse em apoiar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que possam contribuir para o desenvolvimento da própria Marinha, da cidade e da região.


Almirante Petronio, Prefeito Dário Saadi e o Almirante Rabello

“O envolvimento do poder público e dos setores acadêmico e industrial de um dos maiores “Cluster de Ciência, Tecnologia e Inovação” do Estado de São Paulo é fundamental para estimular o desenvolvimento de componentes, sistemas e equipamentos que atendam às dezenas de projetos tecnológicos de interesse da Força Naval. Campinas tem se consolidado como um grande polo de inovação e tecnologia no Brasil e conta com um ambiente empresarial forte, além de uma região metropolitana repleta de instituições de pesquisa e desenvolvimento”, disse o Almirante.

Na reunião, o prefeito disse que é importante para Campinas esta cooperação. "Quero agradecer a parceria com a Marinha do Brasil na área de ciência, tecnologia e inovação. Em breve, vamos organizar um evento com o objetivo de conhecer melhor os projetos e programas da Marinha, visando firmar novas parcerias e cooperações governamental, industrial e acadêmica", disse o Prefeito.

Em seguida, a comitiva visitou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das instituições de ensino e pesquisa mais renomadas da América Latina. Durante o encontro, que contou com a presença do Reitor Antonio José de Almeida Meirelles, foram discutidas possibilidades de cooperação em pesquisas científicas, bem como a criação de programas de intercâmbio de pesquisas entre a Marinha e a Universidade.


Reunião com o reitor, coordenadora-geral, pró-reitores e professores da Unicamp

De acordo com o Reitor Meirelles, “a aproximação com a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha é muito importante, porque pode gerar várias possibilidades de colaboração e troca de conhecimentos em áreas em que a Unicamp e a Marinha já têm expertise. Nós queremos hoje, como Universidade, ter uma interação muito forte com o Estado em geral, com os órgãos públicos, com o setor privado e com as organizações da sociedade civil, porque acreditamos que, dessa forma, parte do conhecimento que geramos pode ter uma repercussão no desenvolvimento do país. E, sem dúvida, a importância da Marinha no desenvolvimento na área de tecnologia e no setor nuclear, vinculadas à questão dos nossos mares e à defesa do nosso país, é muito importante. E fazer parte desse desenvolvimento é muito significativo para a Unicamp”.

Como parte da visita, o Diretor-Geral e sua comitiva também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), responsável pelo Programa “Sirius” e por Laboratórios Nacionais nas áreas de Biociências, de Biorrenováveis e de Nanotecnologia.


Maquete do prédio do “Sirius”

O Diretor-Geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, explicou que o “Sirius” é a maior e mais complexa infraestrutura científica do País.

O equipamento permite que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente, por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos.

“É importantíssima nossa aproximação com a Marinha, porque ela sempre foi uma apoiadora da área da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira com grandes projetos na área. Então, é fundamental que a gente se aproxime cada vez mais desta instituição, que busca levar o Brasil para uma posição cada vez melhor e desenvolver tanto tecnologia quanto soluções importantes para o Brasil e nossa soberania”, afirmou o Diretor José Roque.

A comitiva também visitou a sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de Campinas, onde foram discutidos assuntos relacionados à inovação, à gestão e às melhorias de processos, além do crescimento econômico da região.
O CIESP Campinas conta com cerca de 560 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região.

Para o Diretor titular do CIESP Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, “a visita da DGDNTM é oportuna por estreitar os laços e, principalmente, gerar oportunidades de negócios para nossas empresas”.


O encontro ressaltou o potencial das empresas associadas ao CIESP Campinas

Assista ao vídeo:
 

Agência Marinha de Notícias