Marinha divulga balanço final da Operação Verão no Espírito Santo

Leia Mais

Marinha divulga balanço final da Operação Verão no Espírito Santo

Reforço das ações contribuiu para uma navegação mais segura em um período com grande fluxo de embarcações
07/03/2024
Agência Marinha de Notícias
Vitória, ES

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) divulgou, na última sexta-feira (1º), o balanço final da Operação Verão 2023/2024, com quase três meses de intensificação das ações de fiscalização do tráfego aquaviário no litoral do Espírito Santo (ES). Nessa edição, mais de 2,3 mil embarcações foram inspecionadas, com verificação de itens como documentação, habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, entre outros requisitos necessários a uma navegação segura.

A CPES atua nos 78 municípios capixabas, englobando os 411 km de litoral do ES, além das águas interiores, como é o caso da Lagoa Juparanã, a maior do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. No período da operação, a CPES empregou equipes adicionais, reforçando o trabalho de fiscalização e educação em todas as regiões do estado.

Confira os principais resultados da operação no ES:

 

Iniciada em 15 de dezembro, a Operação Verão é uma campanha de conscientização e fiscalização do tráfego aquaviário, com o objetivo de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos; a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica, visto que o aumento do fluxo de turistas, eleva a presença de embarcações de esporte e recreio no litoral e nas águas interiores capixabas.

Conexão com uma navegação segura

Além de Inspeção Naval, a operação realizou um trabalho de conscientização e divulgação do aplicativo NAVSEG, com a distribuição de materiais informativos a tripulantes de embarcações e a escolas e clubes náuticos e marinas. A ferramenta permite ao navegante informar o plano de navegação à Marinha que passa a acompanhar a viagem em tempo real, facilitando um eventual resgate em caso de emergências.

SERVIÇO

Conheça os canais de comunicação com a CPES:

• Número para emergências marítimas e pedidos de auxílio: 185;

• Contato direto com a CPES para outros assuntos, inclusive denúncias: Whatsapp (027) 2124-6526 e E-mail: cpes.denuncia@marinha.mil.br; e

• Aplicativo "Praia Segura", que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares Android e iOS.


Militares realizam inspeção em embarcação na Praia do Morro, em Guarapari (ES)  - Imagem: Marinha do Brasil/MN-RM2 Chaves

Confira o vídeo de apresentação do NAVSEG:

Agência Marinha de Notícias