Marinha distribui 200 mil medicamentos na Operação “Acre 2024”

Leia Mais

Marinha distribui 200 mil medicamentos na Operação “Acre 2024”

Mais de 2 mil pessoas já foram atendidas na ação
21/02/2024
Segundo-Tenente (RM2-T) Leonardo Sá
Brasília,DF

Desde janeiro deste ano, a 24ª edição da Operação “Acre” já distribuiu 200 mil medicamentos a mais de 2 mil moradores de cidades e comunidades isoladas do Amazonas e do Acre, localizadas às margens do Rio Juruá, na Amazônia Ocidental. A bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, militares da Marinha do Brasil (MB) seguem levando ações de promoção da saúde a populações ribeirinhas e indígenas até 17 de maio.

A estrutura do NAsH “Doutor Montenegro” é preparada para a realização de exames de mamografia, ultrassom e raio-X. Nas primeiras semanas da Operação, foram oferecidos mais de 30 mil procedimentos de saúde, incluindo consultas médicas e odontológicas, além de exames clínicos, laboratoriais e preventivos. Até o fim da Comissão, as comunidades devem ser beneficiadas com cerca de 100 mil serviços.

 


Dentista da MB atende paciente em ação da Operação “Acre” - Imagem: Marinha do Brasil

“Nós atuamos em regiões de difícil acesso, em virtude das características únicas do rio Juruá. O trabalho executado pela nossa equipe é a oportunidade de complementar a atenção básica de saúde dessas comunidades carentes”, declarou o Comandante do NAsH “Doutor Montenegro”, Capitão de Corveta Ewerton Andrade de Souza.

A Operação “Acre” conta com a participação de 87 militares da MB, dos quais 26 fazem parte da equipe de saúde, entre médicos, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos bioquímicos e enfermeiros. Também participam, 13 técnicos em enfermagem, radiologia, higiene dental e de laboratório.

A Operação “Acre” acontece sempre nos primeiros meses de cada ano, durante a cheia do Juruá, o que possibilita a navegabilidade do NAsH “Doutor Montenegro”. “O lema do navio é 'Saúde Sem Limites', que ressalta a capacidade da Marinha de levar atenção básica de saúde às regiões isoladas da Amazônia”, explicou o Comandante Andrade.

 


Paciente recebe atendimento no NAsH “Doutor Montenegro” - Imagem: Marinha do Brasil

 

Navio da Esperança

O NAsH "Doutor Montenegro" é equipado com consultório médico, cadeiras odontológicas, laboratório e farmácia, estando apto para diversos tipos de atendimento. Além disso, o navio possui comunicação por satélite, que permite uma conexão eficaz com as autoridades médicas, em terra, e facilita a coordenação de respostas a situações de emergência.

O navio é empregado em Operações de Assistência Hospitalar da Marinha desde o ano 2000, quando o Governo do Acre fez a transferência da sua titularidade para a MB, por meio de um contrato de concessão de uso. O nome da embarcação foi escolhido como homenagem ao médico acreano Manoel Braga Montenegro, que teve grande destaque na medicina do estado.

 


NAsH “Doutor Montenegro” abre as portas à comunidade ribeirinha – Imagem: Marinha do Brasil

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias