Marinha alerta sobre efeitos de ciclone extratropical no Sul e Sudeste do Brasil
Leia Mais

Marinha alerta sobre efeitos de ciclone extratropical no Sul e Sudeste do Brasil
Até a próxima quarta-feira (6), as regiões Sul e Sudeste do País, além de áreas marítimas adjacentes, devem registrar pancadas de chuva, rajadas de vento e mar agitado por conta de um ciclone extratropical, formado no domingo (3), no Sul do Brasil. A informação é da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), da Marinha do Brasil (MB), que opera o Serviço Meteorológico Marinho.
O ciclone se deslocou sobre o Rio Grande do Sul e seguiu para alto-mar ao longo desta segunda-feira (4). Os efeitos do fenômeno devem ser sentidos entre esta terça (5) e quarta-feira (6). São esperadas rajadas de vento de até 65 km/h na faixa litorânea entre Florianópolis (SC) e São Sebastião (SP), até a noite desta terça-feira (5). No litoral entre Tramandaí (RS) e Florianópolis (SC), haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de até 2,5 metros nas praias, até a madrugada desta quarta-feira (6).
Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica. Associado a esse fenômeno, há a presença de uma frente fria. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados pelos ciclones.
O Serviço Meteorológico Marinho elabora e dissemina produtos de previsão e avisos de mau tempo para os navegantes e toda a comunidade marítima brasileira. As informações divulgadas são referentes à METAREA V, como é chamada a área marítima sob responsabilidade do País, junto à Organização Meteorológica Mundial.
Alerta aos navegantes
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no site do Centro de Hidrografia da Marinha. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, ou por meio dos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", desenvolvidos em parceria com a Petrobras e com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), respectivamente. Os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS.
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações, antes de se fazerem ao mar, e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca, e esporte e recreio.
Veja o vídeo: