Inscrições para o Curso de Extensão em Defesa Nacional terminam neste domingo

Leia Mais

Inscrições para o Curso de Extensão em Defesa Nacional terminam neste domingo

Evento gratuito ocorrerá de 25 a 29/4, no formato online e presencial, e tem como público-alvo estudantes de graduação e pos-graduação
18/04/2022
Agência Marinha de Notícias
Brasília, DF

As inscrições para o Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) estão abertas e terminam neste domingo (24). O evento, organizado pelo Ministério da Defesa (MD) e com o apoio das três Forças Armadas, é gratuito e, neste ano, será realizado nas dependências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso, com 20 horas de carga horária, acontecerá de 25 a 29/4, com o propósito de debater assuntos relacionados à Defesa Nacional.

Neste ano, as aulas ocorrerão tanto de forma online como presencial. Os estudantes de graduação e de pós-graduação precisam preencher um formulário de cadastro para terem acesso ao conteúdo do curso. Entre os palestrantes, estão representantes dos Ministérios da Defesa (MD) e das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de professores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Dentre os temas que serão abordados, estão a segurança e a defesa do Atlântico Sul, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED), a relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional e os projetos estratégicos da MB, do EB e da FAB.

Curso de Extensão em Defesa Nacional
O CEDN é uma atividade acadêmica promovida pelo MD, por meio da Divisão de Cooperação Acadêmica (DICOOP), em parceria com instituições de ensino superior de todo o Brasil. O evento tem como objetivo estimular a reflexão e os estudos de temas que envolvem a Defesa Nacional, em cumprimento ao 8º Objetivo da Política Nacional de Defesa. As atividades ocorrem no formato de palestras e mesas redondas. Especialistas indicados pelo Ministério da Defesa, civis e militares, realizam suas exposições seguidas de debates. As instituições interessadas em receber o evento podem se cadastrar para serem a próxima sede do CEDN.

Confira mais informações no site do Curso de Extensão em Defesa Nacional

Agência Marinha de Notícias