I Semana Amazônia Azul e Economia do Mar é realizada em Natal (RN)

Leia Mais

I Semana Amazônia Azul e Economia do Mar é realizada em Natal (RN)

Programação incluiu fórum de debates, exposições e passeios ciclísticos
22/11/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Ana Carmem e Primeiro-Tenente (T) Maíra Xavier
Natal, RN

A Sociedade Amigos da Marinha em Natal (SOAMAR-Natal) realizou, no período de 13 a 19 de novembro, a “I Semana Amazônia Azul e Economia do Mar” em Natal-RN, com o objetivo de  incentivar a reflexão e divulgar, para sociedade potiguar, a importância das águas jurisdicionais brasileiras e de seu potencial econômico.

A inciativa incluiu uma série de eventos e contou com o apoio da Marinha do Brasil (MB), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos dos Recursos do Mar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Palestas e debates

A programação foi iniciada no dia 13, com um fórum de debates, que incluiu cinco painéis, realizados na sede da FIERN. No período da manhã, os participantes assistiram a duas palestras. A primeira foi proferida pelo Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, que abordou a Mentalidade Marítima e Planejamento Espacial Marinho. Já a segunda, que tratou dos Clusters Tecnológicos Navais do Brasil, foi apresentada pelo Vice-Almirante da reserva Edésio Teixeira, Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais.

No período da tarde, o terceiro painel, intitulado “Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte”, foi exposto pelo Consultor Executivo Daniel Penteado Lana. Na sequência, foi a vez do professor da UFRN, Mário Gonzalez, Doutor em Engenharia de Produção e especialista em “Open Inovation” e Energias Renováveis, que retratou a estrutura portuária no Rio Grande do Norte e a construção do novo porto de Caiçara do Norte. Ao final, o Diretor Regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, explanou o painel “Energia eólica offshore no litoral do RN & O papel do hidrogênio verde na transição energética e os reflexos no desenvolvimento regional”.


Fórum de debates “I Semana da Amazônia Azul e Economia do Mar” ocorreu na FIERN – Imagem: MN Bessa

Na ocasião, o Comandante do 3° Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, ressaltou a importância de um fórum de debates para discutir o potencial da Amazônia Azul e da Economia do Mar: “A Economia do Mar é representada por um ambiente marinho que proporciona geração de emprego e renda, de forma sustentável. Assim, promover essa discussão é de suma relevância para que se possa ter um equilíbrio entre recursos naturais, o ser humano e as atividades econômicas”, afirmou.

Outros eventos

Ao longo da semana, outros eventos foram promovidos para que a população potiguar pudesse compreender mais a respeito do que é a Amazônia Azul e do papel da MB. A programação da “I Semana da Amazônia Azul e Economia no Mar” também incluiu exposições nos shoppings Cidade Jardim e Partage Norte Shopping, com material explicativo sobre o patrimônio azul, a fim de desenvolver a mentalidade marítima, além de expor equipamentos utilizados pela MB na proteção do litoral. O público também pôde participar da campanha de doação de sangue no Hemonorte e de dois passeios ciclísticos promovidos pela Prefeitura de Natal, nos dias 15 e 19 de novembro, reforçando a atenção para o tema.


Passeios ciclísticos, em Natal-RN, integram a sociedade civil durante a “I Semana da Amazônia Azul" – Imagem: MN Benigno

 


Grupo de Escoteiros do Mar “Bons Ventos” durante a exposição “Amazônia Azul e Economia do Mar”, na capital potiguar – Imagem: 1T (RM2-T) Maria Clara

Como parte das atividades, também foi realizada, no dia 18 de novembro, uma regata alusiva à Amazônia Azul, com largada no Iate Clube de Natal. Na competição, as embarcações navegaram da sede do Iate Clube até as proximidades do bairro de Mãe Luiza, retornando para  chegada no próprio clube náutico. A premiação dos vencedores foi entregue pelo Comodoro do Iate Clube de Natal, Kaleb Freire, pelo Comandante do 3ºDN, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, pelo Vice-Almirante da reserva Bernardo José Pierantoni Gamboa, e pelo Presidente da Sociedade Amigo da Marinha – Natal, Paulo César Dantas Fernandes. Durante a premiação, o Comandante do 3º Distrito Naval exaltou a participação do Instituto “Navegar”, que promove a iniciação de crianças e adolescentes, na formação de futuros velejadores. Dentre os jovens participantes do Instituto “Navegar”, a presença feminina foi destaque, com representação inédita no pódio. As jovens Julia, Luara, Alice e Ana Rute receberam, respectivamente, as premiações de 1ª a 4ª colocadas. Segundo as atletas, a inspiração são as esportistas Martine Grael e Kahena Kunze, que conquistaram a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.


Vencedoras da regata, participantes do Instituto “Navegar” – Imagem: MN Bezerra

A Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal encerrou a programação da “I Semana da Amazônia Azul e Economia do Mar” com uma apresentação no Partage Norte Shopping. O público acompanhou o repertório variado, que incluiu músicas regionais, internacionais e militares.


Público prestigia banda do Grupamento dos Fuzileiros Navais durante apresentação em Shopping na capital do RN  – Imagem: MN Benigno

Agência Marinha de Notícias