“GLO do Mar” completa uma semana de atividades

Leia Mais

“GLO do Mar” completa uma semana de atividades

Operação “Lais de Guia” visa áreas estratégicas para combate ao tráfico de drogas e de armas
13/11/2023
Primeiro-Tenente (T) Taise Oliveira
Rio de Janeiro, RJ

A Operação “Lais de Guia”, também conhecida como “GLO do Mar”, completou, nesta segunda-feira (13), uma semana de atuação ininterrupta visando ao combate do tráfico de drogas, de armas e de outros crimes, nos Portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

As ações executadas pelos militares da Marinha do Brasil (MB) ocorrem em articulação com agências e órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinado pelo Presidente da República, no último dia 1º de novembro.

Durante os primeiros sete dias, a “GLO do Mar” realizou 505 abordagens a embarcações com 06 apreensões por irregularidades administrativas; 4.368 inspeções em veículos; 61 ações interagências e 11 inspeções em cascos de navios. Mil e novecentos militares atuam na Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), no Porto do Rio de Janeiro e no Porto de Santos (SP). A operação reforça o patrulhamento e a inspeção naval nas áreas marítimas, sem impacto no funcionamento regular das localidades.

Um dos grandes benefícios da operação é a soma de esforços entre agências, órgãos de segurança pública e a Marinha, além da troca de conhecimento decorrente das ações interagências. Para o Comandante da Força-Tarefa da Operação, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira, o prejuízo inicial ao tráfico é causado pela supressão da atividade, devido ao trabalho de inteligência e da cooperação entre todos os órgãos envolvidos. “A Operação não foi uma surpresa para a sociedade e nem para os criminosos. Assim, um trabalho de médio e longo prazo está sendo desenvolvido de forma a garantir que o tráfico não utilize essas vias estratégicas, que estão sendo reforçadas pelas Forças Armadas, enquanto o trabalho de inteligência analisa e acompanha as atividades ilícitas e as alterações de padrão do caminho da droga e armas, causando assim a asfixia logística do tráfico”, explica.

Tropas de Fuzileiros Navais da MB ocupam os principais portões de acesso aos portos. Militares reforçam a fiscalização de pessoas, veículos e objetos com o emprego de cães de faro, equipamentos de Raio-X e instrumentos de detecção de alta tecnologia. A atuação favorece o aumento das capacidades e é realizada de forma articulada com todos os atores que têm participação nos portos.

Poder de Polícia

As Operações de Garantia da Lei e da Ordem concedem aos militares das Forças Armadas, em caráter provisório, a possibilidade de atuar com poder de polícia, até o restabelecimento da normalidade, de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com objetivo de, em conjunto com órgãos de segurança pública, preservar a ordem pública e a integridade da população, além de garantir o funcionamento regular das instituições.

Hotsite Operação “Lais de Guia”

Na sexta-feira (10), a Marinha disponibilizou na Internet um hotsite com informações e notícias sobre a Operação “Lais de Guia”. Na página, encontram-se dados atualizados, informações sobre os meios empregados, fotos e vídeos da operação. Acesse: https://www.marinha.mil.br/operacao-lais-de-guia

 

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias