Fuzileiros Navais apoiam evacuação de cidadãos brasileiros no Haiti

Leia Mais

Fuzileiros Navais apoiam evacuação de cidadãos brasileiros no Haiti

Ação da Marinha do Brasil ocorreu em parceria com o Ministério das Relações Exteriores
11/04/2024
Agência Marinha de Notícias
Porto Príncipe, Haiti

Nesta quarta-feira (10), Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil (MB) participaram da evacuação de sete cidadãos brasileiros em Porto Príncipe, Haiti, em virtude do agravamento da situação de segurança naquele país e do fechamento do aeroporto em sua capital.

A atuação da Marinha do Brasil (MB), que ocorreu em parceria com Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi executada pelos militares que integram o Destacamento de Segurança da Embaixada do Brasil. Desde 2004, a MB provê a proteção da representação diplomática do Brasil no Haiti.

Na ação desta quarta-feira (10), os Fuzileiros Navais atuaram na recepção, segurança e triagem dos cidadãos em uma área segura de Porto Príncipe, com o posterior transporte das pessoas até o helicóptero contratado pelo MRE, que decolou com destino à República Dominicana.


Militares brasileiros atuaram em parceria com o MRE – Imagem: Marinha do Brasil

De acordo com o Chefe do Destacamento de Segurança, Capitão de Corveta (Fuzileiro Naval) Wesley dos Santos Rocha, os militares brasileiros foram fundamentais para o sucesso da missão. “Os Fuzileiros Navais garantiram a segurança e o transporte do pessoal até o local de embarque do helicóptero. O preparo dos militares e o planejamento detalhado da ação garantiram o sucesso da evacuação”, explicou o Comandante.


Marinha do Brasil provê a proteção da representação diplomática do Brasil no Haiti desde 2004 – Imagem: Marinha do Brasil

Agência Marinha de Notícias