Fortaleza (CE) e Maceió (AL) homenageiam legado do Almirante Tamandaré

Leia Mais

Fortaleza (CE) e Maceió (AL) homenageiam legado do Almirante Tamandaré

Entre as ações estão a inauguração de monumentos do herói naval
12/05/2022
Agência Marinha de Notícias
Fortaleza, CE e Maceió, AL

No ano em que comemoramos o bicentenário da Independência brasileira, a Marinha do Brasil (MB) promove ações para valorizar os heróis que contribuíram para a consolidação de um País livre e soberano. O legado do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, foi celebrado com a inauguração de estátuas em Maceió (AL), hoje (12), e em Fortaleza (CE), ontem (11). Além disso, houve visitação a navios e realização de Ações Cívico-Sociais (ACISO) nas cidades nordestinas.

Na capital alagoana, a programação contou com a inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, na orla da Ponta Verde. A estátua teve sua placa descerrada pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e pelo Comandante 3º Distrito Naval (Com3ºDN), Vice-Almirante André Moraes Ferreira. Em seguida, o Almirante de Esquadra Garnier e o Governador interino de Alagoas, Klever Loureiro, realizaram uma aposição de uma coroa de flores na base do monumento, contendo uma mensagem com os dizeres “Tamandaré, Herói Brasileiro”. Ato contínuo, o Pavilhão do Patrono da Marinha foi içado, enquanto o toque de silêncio era executado em um momento solene.

Também houve visitação ao Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, atracado no Porto de Maceió. A embarcação é usada em missões de socorro e salvamento marítimo, operações aéreas, além de patrulha e inspeção naval na área do Com3ºDN. Na manhã de hoje, também foi feita uma ACISO na Escola Estadual Professor Virginio de Campos, promovendo ações de cuidado médico e odontológico para a população.

Cerimônia em Fortaleza

Em Fortaleza (CE), o evento foi celebrado no dia 11 de maio, com a inauguração do monumento do Marquês de Tamandaré, além de ACISO na Escola Estadual de Ensino Médio Dragão do Mar, com atendimentos médico e odontológico, exames de saúde e outras ações e visitação pública ao Navio-Patrulha “Grajaú”, que estava atracado no Porto do Mucuripe. A cerimônia de inauguração da estátua ocorreu na orla da Praia do Meireles e foi presidida pelo Comandante da Marinha.

O Almirante Garnier ressalta a importância de valorizar o legado do Marquês de Tamandaré na dedicação a serviço do país. “Eu, particularmente, me inspiro em Tamandaré e digo a todos os meus comandados que, quando não souberem o que fazer, se inspirem no que Tamandaré fazia. O Brasil depende da sua Marinha desde o seu início e a Marinha sempre estará ao lado do povo brasileiro, assim como Tamandaré esteve ao longo de toda a sua vida”.

O Comandante da Marinha pontuou, durante as cerimônias, o heroísmo do Marquês de Tamandaré, destacando a bravura do homenageado quando lutou pelo Brasil. “Desde criança, aprendi que todo brasileiro deve honrar sua família e também amar sua Pátria. Agir sempre com dedicação e honradez. Mas nós, militares, precisamos cultivar esses valores de uma maneira mais intensa, pois juramos que, se preciso for, defenderemos a nossa Pátria com o sacrifício das nossas próprias vidas. (…) E, exatamente assim, era o Almirante Tamandaré, cujas virtudes superavam, em muito, o tamanho deste ou de qualquer outro monumento que possamos erigir em sua homenagem. Além de um militar exemplar e exímio marinheiro, Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, nos mais de 66 anos em que serviu ao Brasil e à sua Marinha”.

Além de outras autoridades civis e militares, estiveram presentes nas cerimônias crianças e adolescentes de Grupos de Escoteiros do Mar e alunos do Programa Forças no Esporte. Durante os eventos, o público assistiu apresentações musicais da banda de música composta por alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza. Já em Maceió, a condução foi feita pela banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

Lançamento do site sobre o Almirante Tamandaré

A MB também desenvolveu um site para reverenciar a memória do Patrono da Força. A página foi lançada ontem (11), durante a cerimônia de inauguração do monumento em Fortaleza. A página traz detalhes sobre a vida do Marquês de Tamandaré e documentos alusivos ao herói nacional, como fotos, seu testamento e um livro que conta a história do Almirante. “Desde já, convido os presentes a acessarem, pelo QR Code gravado na base do monumento, um site com muitas informações, vídeos e detalhes interessantes da vida e carreira do nosso homenageado. Os senhores e senhoras verão que a nossa admiração pelo Almirante Tamandaré tem uma forte e verdadeira razão de ser”, disse o Comandante da Marinha nas cerimônias.

O site está disponível no link ou pelo QR Code abaixo.

 

Baixe aqui as fotografias da matéria.

 

Galeria de fotos: 
Agência Marinha de Notícias