Dia Marítimo Mundial é comemorado nesta quinta-feira (28)

Leia Mais

Dia Marítimo Mundial é comemorado nesta quinta-feira (28)

Data é celebrada há 45 anos pelos Estados-Membros da Organização Marítima Internacional
28/09/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira
Rio de Janeiro, RJ

Há 45 anos, o dia 28 de setembro tornou-se o Dia Marítimo Mundial. A data é celebrada pelos 175 Estados-Membros da Organização Marítima Internacional (IMO) e, dentre estes, o Brasil. O objetivo é fortalecer o entendimento da atividade marítima como imprescindível para a manutenção da economia e do comércio global, além de promover a segurança da navegação, divulgar ações que protegem o ambiente marinho e destacar os feitos dos profissionais do mar.

Este ano, o tema da campanha escolhida pela IMO é “MARPOL aos 50 anos - Nosso compromisso continua”. A Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL) é dedicada à prevenção da poluição do meio ambiente marinho causada por embarcações, seja por causas operacionais ou acidentais. Segundo a Organização, a temática escolhida reflete a longa história e o compromisso da instituição na proteção do meio ambiente.

Desde que a Convenção MARPOL foi adotada, em 1973, ocorreram inúmeras mudanças no transporte marítimo. Diversas ações vêm sendo realizadas na busca de um futuro mais sustentável, reduzindo a poluição atmosférica, mesmo que o transporte pelo mar detenha a menor pegada de carbono por unidade de carga transportada. A pegada de carbono mede as emissões de gases de efeito estufa originadas da atividade humana.

Com o aumento da eficiência energética dos navios, intensificaram-se as medidas para responder às mudanças climáticas, buscando a adoção de melhores procedimentos operacionais e do consumo de combustíveis de baixo ou zero carbono. Uma dessas iniciativas ocorreu em julho deste ano, quando os Estados-Membros aprovaram uma nova estratégia para a redução das emissões de gases do efeito estufa proveniente de navios, adotando metas mais ambiciosas.

Dia Marítimo Mundial no Brasil
Como parte das celebrações do Dia Marítimo Mundial, a Marinha do Brasil realiza uma homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à manutenção do comércio marítimo. Em uma cerimônia, realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), aquaviários e organizações militares são condecorados.

Durante o evento, a Diretoria de Portos e Costas concede Medalhas Mérito Marítimo aos Aquaviários da Marinha Mercante brasileira e entrega o Distintivo de Comodoro, prestigiando o marítimo da categoria de oficiais de convés de maior graduação. O prêmio “DPC de Qualidade” é ofertado àquelas Organizações Militares que mais se destacam no atendimento ao público e nas áreas de segurança do tráfego aquaviário e do ensino profissional marítimo.

O Diretor de Portos e Costas da Marinha, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, destaca a importância desses profissionais do mar. “Homenageamos hoje aqueles homens e mulheres que, a despeito de todo sacrifício pessoal inerente à profissão de Marítimo e Fluviário, como os afastamentos prolongados do convívio familiar, dedicam suas vidas à manutenção do comércio marítimo, proporcionando as bases para o desenvolvimento do País e a prosperidade da nossa nação.”

Agência Marinha de Notícias