Das embarcações miúdas ao gigante da Marinha

Leia Mais

Das embarcações miúdas ao gigante da Marinha

Saxofonista, famoso por suas apresentações a bordo de canoas no litoral paraibano, toca no maior navio da Esquadra
15/03/2024
Primeiro-Tenente (T) Taise Oliveira e GM (RM2-T) Milena Ribeiro
Cabedelo, PB

Quem já foi à praia do Jacaré, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa (PB), já ouviu o famoso artista local, José Jurandy Félix, conhecido como Jurandy do Sax, que se apresenta todos os dias durante o pôr do sol. Desde 2001, o músico toca clássicos no saxofone, em uma canoa, às margens do Rio Paraíba. Na noite desta quinta-feira (14), o saxofonista fez uma apresentação especial a bordo do maior navio da Esquadra brasileira.

No Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o músico participou da cerimônia conhecida como “Parada Após o Pôr do Sol”, evento tradicionalmente realizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais, na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado na Paraíba, em homenagem à chegada inédita do navio à região. O saxofonista encantou o público presente com o clássico “Bolero”, de Ravel.


O famoso saxofonista José Jurandy Félix toca todos os dias, por volta das 16 horas, na praia de cabedelo (PB).

Para o artista, a oportunidade de tocar no maior navio da Marinha do Brasil é motivo de felicidade e orgulho. “A Marinha do Brasil já faz parte da minha vida, por admiração. Hoje, tudo superou as minhas expectativas, jamais imaginei vivenciar um evento tão lindo. Eu tenho uma ligação forte com o mar, há 30 anos eu faço apresentação em uma canoa bem pequena. E estar no maior navio da Esquadra é como chegar ao topo do mundo.”

O saxofonista, que atrai milhares de turistas à Praia do Jacaré, entrou para o Livro dos Recordes, como o artista que mais executou o clássico “Bolero”, de Ravel, no saxofone. A bordo do NAM Atlântico, o músico realizou a apresentação de número 8.759.

Para assistir a clássicos tocados pelo saxofonista, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, é preciso chegar à Praia do Jacaré, por volta das 16h.

Operação "ADEREX" 2024

Pela primeira vez na Paraíba, o NAM “Atlântico” integra a Operação "ADEREX" 2024, que está sendo realizada no litoral brasileiro, entre 3 e 25 de março, com o propósito de elevar o grau de aprestamento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Marinha do Brasil.

Durante a Operação, o NAM “Atlântico” realiza, em conjunto com outros navios da MB, diversos exercícios, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

Assista ao vídeo:
 

Agência Marinha de Notícias