Centenário de Emilinha Borba, a “Rainha do Rádio”, emociona o público no Rio

Leia Mais

Centenário de Emilinha Borba, a “Rainha do Rádio”, emociona o público no Rio

Apresentação relembrou sucessos da cantora, que era conhecida pela parceria com a Marinha
16/09/2023
Primeiro-Tenente (T) Ederson Soares
Rio de Janeiro, RJ

O centenário de nascimento de Emilinha Borba, uma das intérpretes mais populares do Brasil no século passado e “Favorita Permanente da Marinha”, foi celebrado de forma especial na noite dessa sexta-feira (15), na Fortaleza de São José, sede do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), no Rio de Janeiro. A cantora Mona Vilardo interpretou as principais canções e marchinhas de Carnaval da estrela maior da Era de Ouro do rádio, acompanhada das Bandas Marcial e Sinfônica do CFN e do coral de crianças do Programa Forças no Esporte do Batalhão Naval.


Cantora Mona Vilardo interpretou sucessos de Emilinha Borba - Imagem: SO-MO Johson

Realizado em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), o evento homenageou Emília Savana da Silva Borba, que completaria 100 anos no dia 31 de agosto, com músicas que atravessam gerações e que são cantadas até hoje. A artista deixou um importante legado para a cultura brasileira.


Banda Sinfônica do CFN encantou o público presente - Imagem: SO-MO Johson

Além do talento, Emilinha mantinha uma estreita ligação com a Marinha do Brasil, que foi bem representada nas músicas “Aí Vem a Marinha” e “Cisne Branco”. Para celebrar essa relação, a Banda Sinfônica, composta por 120 músicos, entre homens e mulheres, todos Fuzileiros Navais, além de 30 músicos solistas com timbres de voz singulares, apresentou um pot-pourri com inesquecíveis marchinhas de Carnaval, além de outros grandes sucessos da cantora.


Banda Marcial relembrou sucessos da música popular brasileira - Imagem: SO-MO Johson

Durante o espetáculo, a Banda Marcial, que é composta por 126 militares da especialidade de corneta e tambor, encantou o público formando figuras e caracteres, enquanto executava dobrados marciais e canções populares adaptadas, com as gaitas de fole escocesas fazendo um show à parte.

“Emilinha merece todas as homenagens pela grandeza da sua importância e por suas interpretações únicas. Ela recebeu o carinho do público ao longo de toda a sua carreira, e espalhou fã-clubes pelo Brasil, além de receber muitos títulos. Trata-se de uma artista que deve ser reverenciada hoje e sempre, com orgulho e muito carinho. Por isso, essa parceria com Marinha do Brasil é fundamental para produzirmos eventos grandiosos como esse”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.


Bandas do CFN se uniram no final da apresentação no Rio - Imagem: SO-MO Johson

Para manter o brilho dessa grande estrela, a Web Rádio MIS RJ produziu o programa “Os tesouros da Emilinha”, um tributo repleto de músicas inesquecíveis e histórias narradas pela própria Emilinha, além de grandes sucessos. Clique aqui para ouvir.

“O centenário de nascimento de Emilinha Borba é uma ocasião especial para lembrarmos do impacto duradouro de sua arte na cultura brasileira. Com melodias cativantes e a paixão com que entoava suas canções, especialmente as dedicadas à Marinha do Brasil, permanece viva em nossos corações. Sua contribuição para a música é inestimável, e ainda inspira novas gerações de cantores e músicos. Realizar esse evento aqui na histórica Fortaleza de São José foi uma grande honra para o Corpo de Fuzileiros Navais”, disse o Comandante-Geral do CFN, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga.
 

Agência Marinha de Notícias