Alterações atmosféricas podem afetar navegação no Sul e Sudeste

Leia Mais

Alterações atmosféricas podem afetar navegação no Sul e Sudeste

Marinha alerta para ventos fortes durante todo o fim de semana
27/10/2023
Primeiro-Tenente (RM2-T) Daniela Meireles
Brasília, DF

Entre a noite desta sexta-feira (27) e a manhã de domingo (29), um sistema de baixa pressão atmosférica poderá afetar a faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), com ventos de até 74 km/h. Já a região costeira entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES) deve observar a influência da alta pressão do ar durante todo fim de semana, com ventos de até 65 km/h.

“O aviso de mau tempo emitido pela Marinha do Brasil para os estados do Sul refere-se a um ciclone extratropical, associado a uma frente fria sobre a área marítima brasileira”, explica o meteorologista e encarregado da Seção de Previsão do Centro de Hidrografia da Marinha, Primeiro-Tenente (T) Fellipe Romão Sousa Correia.

Com relação aos estados do Sudeste, o especialista esclarece que a alta pressão atmosférica costuma estar associada a boas condições climáticas, porém, a área periférica desse sistema pode mudar ligeiramente. “Quando a borda de um sistema de alta pressão está próxima ao litoral, pode ocasionar aceleração dos ventos. É o que ocorre com certa frequência no litoral Norte fluminense e no Espírito Santo”.

Confira o vídeo

 

 

Alertas previnem acidentes da navegação

Os avisos de mau tempo e os dados meteorológicos emitidos pela Autoridade Marítima, por meio do Serviço Meteorológico Marinho, visam alertar toda a comunidade marítima quanto aos riscos inerentes à navegação, na vigência das condições reportadas.

As informações atualizadas podem ser consultadas no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Também estão disponíveis nos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", cujos downloads são possíveis tanto para dispositivos com sistema Android, como iOS.

Agência Marinha de Notícias
//