Alterações atmosféricas podem afetar navegação no Sul e Sudeste
Leia Mais
Alterações atmosféricas podem afetar navegação no Sul e Sudeste
Entre a noite desta sexta-feira (27) e a manhã de domingo (29), um sistema de baixa pressão atmosférica poderá afetar a faixa litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), com ventos de até 74 km/h. Já a região costeira entre Arraial do Cabo (RJ) e Vitória (ES) deve observar a influência da alta pressão do ar durante todo fim de semana, com ventos de até 65 km/h.
“O aviso de mau tempo emitido pela Marinha do Brasil para os estados do Sul refere-se a um ciclone extratropical, associado a uma frente fria sobre a área marítima brasileira”, explica o meteorologista e encarregado da Seção de Previsão do Centro de Hidrografia da Marinha, Primeiro-Tenente (T) Fellipe Romão Sousa Correia.
Com relação aos estados do Sudeste, o especialista esclarece que a alta pressão atmosférica costuma estar associada a boas condições climáticas, porém, a área periférica desse sistema pode mudar ligeiramente. “Quando a borda de um sistema de alta pressão está próxima ao litoral, pode ocasionar aceleração dos ventos. É o que ocorre com certa frequência no litoral Norte fluminense e no Espírito Santo”.
Confira o vídeo
Alertas previnem acidentes da navegação
Os avisos de mau tempo e os dados meteorológicos emitidos pela Autoridade Marítima, por meio do Serviço Meteorológico Marinho, visam alertar toda a comunidade marítima quanto aos riscos inerentes à navegação, na vigência das condições reportadas.
As informações atualizadas podem ser consultadas no site do Centro de Hidrografia da Marinha e na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook. Também estão disponíveis nos aplicativos "Previsão Ambiental Marinha (PAM)" e "Boletim ao Mar", cujos downloads são possíveis tanto para dispositivos com sistema Android, como iOS.